quarta-feira, 3 de julho de 2013

10 Mentiras que os filmes nos mostram sobre a Faculdade

Hora de estudar... ou não!



Recentemente estreou nos cinemas “Universidade Monstros”, e apesar de divertido e cheio do calor típico da Pixar, ele se utiliza de um modelo tão antigo de filmes como "Animal House" e "A Vingança dos Nerds".

Como tantas de suas irmãs comédias de faculdade, 'Universidade Monstros "tem distorcido os fatos da vida universitária para fins dramáticos, ocasionalmente, deleitando-se com clichês que já existem há décadas, mas tem pouca influência no mundo real. Na verdade, o cinema pintou um retrato incrivelmente impreciso (mas muito divertido) da vida universitária ao longo dos anos. Então, se você assistiu um monte de filmes antes de ir para o seu primeiro dia de aula, com certeza vai se decepcionar um pouco.

Assim, sem mais delongas, aqui estão 10 coisas erradas que os filmes nos ensinaram sobre a faculdade.


1 – O diretor é seu inimigo



Um dos artifícios mais utilizados nesses filmes é o diretor como o vilão. Um cara pomposo, que favorece os ricos e nerds, e tenta com todas as forças acabar com a diversão dos mocinhos. Geralmente, esses tipos de filmes terminam com esse personagem recebendo seu castigo, que geralmente envolve sua roupa suja, rasgada ou queimada.

Aqui está a verdade: na vida real, um reitor de faculdade, provavelmente, em geral, não tem tempo para vinganças contra fraternidade. Sério, ele ou ela tem uma universidade inteira para cuidar. Se você vai para um colégio onde o reitor realmente sabe o seu nome, então parabéns - ou você está em uma pequena escola ou é um estudante excepcional. Se você acha que o seu reitor está atrás de você,provavelmente assistiu muitas comédias sexuais dos anos 80.

Obs.: Talvez professores, mas nunca diretores.

2 - Fraternidades são a única coisa a fazer



Mais filmes do que podemos contar nos mostram os caras fracassados tentando entrar para a fraternidade mais legal do campus, sendo rejeitados e criando a sua própria para tentar derrubar os caras populares. Entrar em uma fraternidade é freqüentemente apresentado na tela como a coisa mais importante que você pode fazer na faculdade ... mas não é. Meu Deus, não.

No mundo real, muitos estudantes universitários rir da idéia de se juntar a uma fraternidade, e se você mora no Brasil, provavelmente nem existam fraternidades no seu campus. Algumas pessoas preferem entrar para clubes, praticar esportes ou simplesmente ficar realmente bêbado em um bar.

3 - Você terá muito Sexo...



Se os filmes representassem a vida real com precisão, a faculdade seria menos sobre ter uma educação superior e mais sobre peitos. De acordo com as comédias oitentistas, você pode conseguir uma boa experiência sexual em qualquer lugar, tão fácil quanto conseguir um prato de comida da sua avó (e fica ainda mais fácil se você é um daqueles babacas de fraternidade).

Mas a verdade da questão é que a faculdade ainda é o mundo real e o sexo não se encontra em cada esquina, esperando por você tropeçar nele, e você ainda vai falhar em pegar garotas mais vezes do que pode contar

4 - ... Ou você não terá sexo



Mas não se desespere! Apesar de sua experiência de faculdade provavelmente não lembrar as aventuras sexuais malucas de muitas comédias dos anos 80, as chances são grandes de que ela também não se pareça com a outra variedade de filmes universitários. Você sabe, aquelas sobre as pessoas que não conseguem fazer sexo. Há todo um subgênero de comédia sobre nerds que querem ter sexo. No entanto, eles são os piores tipos de filmes e devem ser desconsiderados por completo, se você esperar conseguir algo durante sua estada na faculdade.

Se você está comparando a sua vida sem sexo, com uma comédia dos anos, você provavelmente é aquele tipo de cara fracassado que fica espiando as mocinhas no vestiário.

5 – Uma grande competição pode mudar tudo



Você sabe o clichê: a equipe de perdedores está em silêncio ou a fraternidade fracassada pensa que está tudo perdido. Talvez o reitor vai expulsá-los. Talvez um grupo rival arruinou a sua reputação. Enfim, as coisas não poderiam ser piores quando, de repente, surge uma grande competição que pode mudar tudo!

Corte um discurso de inspiração. Corte um personagem coadjuvante peculiar dizendo algo idiota. Corte o treinamento duro da equipe. Corte os heróis fracassados ganhando o dia e humilhando os caras maus. Somem isso ao fato das faculdades não oferecem muitas atividades extracurriculares, as chances de se chegar a tempo de mudar completamente tudo sobre você, destruindo a reputação de seus inimigos são pequenas.

Na verdade, se o seu plano para voltar ao topo envolve uma competição especial da faculdade, você provavelmente é muito menor do que você pensou que era. Para não mencionar, metade da escola não vai se importar se você ganhar um curso de obstáculo / desafio idiota. Eles estão ocupados demais, você sabe, indo para a faculdade.

6 – Você e seu colega de quarto são amigos inseparáveis



É mais um clichê que permeia praticamente todos os filmes de faculdade lá fora, então vamos matá-lo agora mesmo: você não estava destinado a conhecer o seu companheiro de quarto. Seu companheiro de quarto não vai ser sempre seu melhor amigo. Seu companheiro de quarto não vai ser sempre o seu maior rival. Você não vai começar odiando seu colega de quarto e com o tempo passar a amá-lo e respeitá-lo em função dos obstáculos que passaram..

Na verdade, se você for como a maioria dos estudantes universitários, você provavelmente vai ter três ou quatro companheiros ao longo de sua estada na faculdade. Talvez você vai odiar um deles. Talvez um vá se tornar um bom amigo. Na maioria das vezes, ele simplesmente vai ser aquele cara/garota que você tem que compartilhar um espaço por um ou dois semestres.

7 – Nerds querem Vingança



Você já viu A Vingança dos Nerds, certo? Claro que viu. Mas se não viu, você pelo menos deve ter uma idéia do que se trata. Isso mesmo: Nerds desbancando os atletas e bonzões da faculdade e conquistando as gatinhas. Bem, nos temos boas notícias para você: Agora vocês são aceitos! Os diferentes tipos sociais começaram a mudar, se misturar e agora vocês são um dos tipos mais populares por ai.

Na verdade, há vários atletas e brucutus por ai querendo ouvir as suas teorias sobre Lost ou Doctor Who. Não se preocupem, a faculdade é um lugar seguro para vocês agora.

8 – Todo cara da manutenção é um gênio secreto ou fonte de conhecimentos



Oh, a ironia! Lá está você, pagando milhares de reais para continuar a sua educação, mas a lição que você precisa aprender é:O cara da manutenção é muito mais esperto que você! Ou que tal esta: os alunos lutam para resolver fórmulas matemáticas complicadas, mas o zelador com cara de pateta pode resolvê-lo sem esforço!

Filmes universitários adoram a idéia de encontrar a sabedoria e inteligência em lugares improváveis​​, mas vamos encarar os fatos - a vida real não é "Good Will Hunting" e, por vezes, um zelador é apenas um zelador.

9 – Você receberá nota máxima se seu colega de quarto se matar



Apesar de uma lenda urbana popular, o conceito de "passar por um trauma" foi popularizado por vários filmes ("Dead Man on Campus") e programas de TV ("Law and Order") no final dos anos 90 e início dos anos 00s, levando a toda uma geração de estudantes mal informados.

A lenda diz que se alguém se mata na faculdade, a escola irá atribuir automaticamente o colega de quarto da vítima com uma nota de aprovação para o semestre, pois como poderia ser avaliado depois de suportar esse tipo de trauma? É tudo hóquei cavalo, mas não importa quantas vezes você fale sobre o assunto, as pessoas ainda acreditam e Hollywood continua fazendo filmes sobre isso.

10 – Você não tem que ir para a aula ou estudar



A maior e mais absurda mentira que os filmes nos ensinaram sobre a vida universitária é que você não tem que estudar. Isto está, para dizer o mínimo, errado.

Enquanto os estudantes universitários do cinema gastam todo o seu tempo coletando lições de vida com o zelador, lutando contra o reitor mal e se preparando para a grande competição, os estudantes universitários reais estão preparando sua quinta xícara de café, fazendo anotações e tentando descobrir se pode correr até a biblioteca antes do grande teste do dia seguinte.

Na realidade, a faculdade é um monte de leitura e um monte de escrita e muito de ser extremamente estressado e infeliz, enquanto você assiste seu futuro desmoronar ao seu redor. Em outras palavras, eu não culpo os filmes de tentarem melhorar essa imagem!

_________________________________________________

John Miler é gaúcho, estudante de Comércio Exterior, aspirante a escritor/roteirista e um amante do cinema. Fundou o Cinema & Cafeína em junho de 2013 para dividir essa paixão com o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário