quarta-feira, 12 de junho de 2013

Virou Filme #001 - Trilogia Batman


Trilogia Batman, de Cristopher Nolan




Por trás de toda a pompa da trilogia do homem-morcego há inspirações de HQs, que contam muito mais que os filmes podem mostrar. Aqui, mostraremos as HQs que inspiraram os filmes, e o é que interessante ler para investigar a mente dos personagens, diante de suas atitudes.  


Batman Begins. 




Para contar a origem do homem-morcego foi preciso recorrer à HQ Batman: Ano Um, na qual podemos encontrar o primeiro rótulo para Bruce Wayne: vigilante de Gotham, que a primeiro momento não é visto como um herói. Também conta o surgimento da mulher gato, Selina Kyle, que pode ser vista no último filme da trilogia – Batman: O cavaleiro das trevas ressurge. 
Outra coisa que acontece na HQ, mas que não foi mostrado nos filmes, é o caso do Comissário Gordon, com a Sargento Essen.

Mas afinal: o que foi fielmente mostrado no filme? 

Para começo de conversa, podemos notar o começo da carreira de Gordon (de tenente para comissário), e as responsabilidades que ele é obrigado a tomar com o novo cargo. 
A fuga do Batman das mãos da SWAT através de uma nuvem de morcegos também é recontada, além da cena final, que mostra a carta do Coringa recebida pela polícia. 

Batman: O cavaleiro das trevas. 




Conta o surgimento do novo inimigo, o inquietante Coringa, que pode ser visto na HQ O Longo dia das Bruxas. Mostra as passagens mais marcantes do filme como a falsa morte de Gordon, a queima do dinheiro dos mafiosos (que na HQ é feita pelo Batman e Harvey Dent, invés de ser o Coringa) e a frase ilusória: “Eu acredito em Harvey Dent”.  


Batman: O cavaleiro das trevas ressurge. 




No último filme podemos ver a agonia de Batman ao se deparar com o gigante mascarado Bane, depois de oito anos (no filme) “aposentado” e descansando o uniforme. (Na HQ são dez anos.). 
A HQ que foi inspirada é A queda do morcego. Nela, Bane organiza todos os vilões para atacar Batman, um depois do outro, finalizando com o  próprio Bane quebrando sua costela.  

Para ler: 




A piada mortal: É a origem do Coringa. Nele, o palhaço tenta deixar o comissário Gordon louco, atirando em Bárbara – filha do comissário – e torturando-o psicologicamente. O conceito de que qualquer um é incorruptível pode ser visto no filme Batman: O cavaleiro das trevas, onde o Coringa prova que o homem mais bondoso e promissor de Gotham (Harvey Dent) pode ser corruptível (tornando-o o famoso vilão Duas Caras). 



_________________________________________________


Ana Luiza de Oliveira é escritora, pendendo para o lado romancista, amante do gênero 
musical folk e do indie, cinéfila desde pequena e com um grande gosto para livros. Pulica seus livros online, no Bookess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário